Rodolfo Tomás em entrevista ao Jornal YES Lousada

Rodolfo Estúdio.jpg
Rodolfo Tomás

 Rodolfo Tomás

1 – Como surgiu a oportunidade de colaborar com a Rádio Lousada?

1 – A oportunidade surgiu sem marcação… Na rádio faltavam vozes e alguma improvisação. Uma noite, estava o locutor a deambular, acabando por dizer que estava sozinho, não tinha o colega para prosseguir a emissão. Fui até aos estúdios e fiz-lhe companhia na escolha musical. Ele atirou-me para o microfone, anunciando que eu estava ali e que os iria cumprimentar. Disse prontamente que não e não… mas acabei dizendo algumas palavras. Entretanto, chega o Fernando Nicolau e eu prontamente disse que já não fazia nada ali visto ter chegado o Fernando. “Eu vinha a ouvir no carro e você tem que vir para aqui”. Entrei para a rádio de uma forma simples.

2 – Conte-nos um pouco da sua experiência na Rádio Lousada

2- Foi uma experiência magnífica. Adorei poder comunicar com pessoas sem saber quem são. Naquele tempo, havia a preocupação de fazer programas inéditos. Eu e o meu colega António Leitão pensamos que o melhor seria falar de eletrónica. Tema difícil de compreender e de explicar ao público. Só havia uma solução: falar sim, mas com um “guião”. Arranjamos um livrinho do 5º e 6º ano da escola secundária e começamos a dar “aulas”, capítulos após capítulos da matéria dada na escola. Como não havia jornal local, qualquer acontecimento do dia a dia servia de motivo para noticiar. Fizemos diretos do exterior, via telefone, de exposições, lançamentos de livros, espetáculos, etc…

3 – Qual a sua opinião em relação a estes 25 anos sem uma rádio local no concelho de Lousada?

3 – Fechamos em 1988. Já lá vão 29 anos sem um meio de comunicação via rádio que, penso eu, faz falta. Hoje temos jornais, posto de turismo, Pavilhão Municipal, Auditório Municipal, centro desportivo, piscinas… Tudo infraestruturas que na época não existiam…
Haveria todo o interesse, certamente, em fazer cobertura e parcerias para divulgar mais as nossas potencialidades. Afinal Lousada não está desprovida de acontecimentos socioculturais e desportivos.

4 – A Rádio Vizela é uma rádio local, sendo a sua área de cobertura o concelho de Lousada. Sente que a mesma tem cumprido o fim a que se destina?

4 – Tal como diz, a Rádio Vizela é uma rádio local e a sua área de cobertura deveria ser o concelho de Lousada mas tal não acontece. A Rádio Lousada existe mas só para os vizelenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *